O que é Ansiedade: Uma resposta do nosso corpo, vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional. É algo muito próximo da preocupação, é um temor de que as coisas não saiam como gostaríamos. É estar com o pensamento no amanhã e deixar de aproveitar o hoje.
A ansiedade é definida como uma excessiva agitação do sistema nervoso central, é uma sensação desprazerosa e semelhante ao medo. Os seus efeitos se percebem logo e aparecem em situações reais ou imaginárias de ausência de controle.
Sintomas Psicológicos: tensão e nervosismo; sensação de que algo ruim vai acontecer; dificuldades de concentração; dificuldade na tomada de decisões; descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade de esquecer o objeto de tensão; preocupação exagerada em comparação com a realidade; problemas para dormir como insônia, pesadelos constante; irritabilidade; agitação dos braços e pernas; dúvida sobre a própria competência.
Sintomas Físicos: dor ou aperto no peito e aumento nas batidas do coração; respiração ofegante ou falta de ar; aumento do suor; tremores nas mãos ou outras partes do corpo; sensação de fraqueza ou cansaço; boca seca; mãos e pés frios ou suados; náusea; tensão muscular; dor de barriga ou diarreia.
Causas: Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.
Tratamento: O tratamento para ansiedade é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e as necessidades de cada pessoa, envolvendo principalmente a psicoterapia e o uso de medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, receitados pelo médico, que atuam a nível cerebral para reduzir os sintomas ansiosos.
Em alguns casos a psicoterapia auxilia, em outros existe a necessidade de medicação e psicoterapia.
Existe também maneiras para você melhorar sua ansiedade:
– Crie uma rotina;
– Diminua a Autocobrança;
– Cuide de você e da sua alimentação;
– Faça atividade física;
– Assista os noticiários de forma equilibrada
– Inclua as crianças nas atividades;
– Faça meditação.
Esses pequenos hábitos que parecem inofensivos à primeira vista, fazem muito bem para sua saúde psicológica. Pratique!